15.6.08

O caso Welles: genialidade perigosa


Orson Welles era cineasta, produtor,roteirista e diretor. Entre tantas funções, uma idéia: resolveu transmitir pelo rádio uma peça de teatro, como se fosse uma novela. A peça era "A guerra dos mundos", que contava sobre o dia em que extraterrestres invadiram a terra com seus cilindros metálicos e, para piorar, não eram nada amigáveis. O problema foi que a história pareceu tão real que boa parte da população dos Estados Unidos acreditou que o que estava sendo veiculado era verdade, fazendo o caos se espalhar pelo país.


O que aconteceu em 1938 retrata um problema que persiste até hoje. A população é muito influenciável. A maioria acha que está bem informada vendo um simples noticiário na televisão ou lendo um jornal. Grande erro. A manipulação de informação que existe hoje em dia é muito grande e ningyém procura confirmar as notícias antes de acreditar nelas. "Se o apresentador falou, eu acredito". É uma posição que boa parte das pessoas toma.


Casos como esse são só uma prova de como as pessoas acreditam em tudo que lhes é dito. Com sua ousadia e inconseqüência, Orson Welles, mesmo sem intenção, abriu os olhos da sociedade para mais um problema a ser corrigido e mostrou como a mídia é capaz de manipular decisões e opiniões assim que for conveniente.



Xêro,
I.T.P.

Um comentário:

ROSA E OLIVIER disse...

"Suzanne takes you down
to her place near the river,
you can hear the boats go by
you can stay the night beside her.
And you know that she's half crazy
but that's why you want to be there..." !?...

Salut!